O Ensino

  • O Ensino

    Desde 1994 a Escola de Rádio forma profissionais para Rádio, TV e Web. Vários locutores de rádio, produtores, locutores esportivos, locutores publicitários, apresentadores de TV, operadores de áudio, redatores de rádio e web, dubladores e produtores passaram pela ER.

    Cursos Livres: Nosso método de ensino é através da prática, principalmente nos cursos livres de especialização. Acreditamos que nosso slogan “o mercado de trabalho em sala de aula” se traduz através do máximo de prática com profissionais competentes do mercado, que estão nas redações e rádios diariamente e fazem parte do nosso corpo docente. O aluno do Curso livre recebe, ao final, o Certificado de Conclusão de Curso de acordo com o exigido pela Secretaria de Educação.

    Cursos Técnicos em Nível Médio: possuem uma carga horária exigida pela Secretaria de Educação, aulas práticas, ajuda online com a Sala Virtual exclusiva, professores de Rádio e TV com muita experiência, palestras com profissionais e a Semana de Comunicação. Ao final do curso o aluno pratica na rádio web da Escola de Rádio tudo que aprendeu em sala de aula (Escola de Radio web). Esses cursos garantem o registro profissional na antiga DRT (Delegacia Regional do Trabalho) e atual SRTE – SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO E EMPREGO.


    Plano de Curso

    As indicações metodológicas que orientam o desenvolvimento do Plano de Curso da Escola de Rádio estão em consonância com nossa Proposta Pedagógica, pautando-se nos princípios da aprendizagem com autonomia e do desenvolvimento de competências profissionais, entendidas como a “capacidade de mobilizar, articular e colocar em ação valores, conhecimentos e habilidades, visando ao desempenho eficiente e eficaz de atividades ligadas ao mundo do trabalho”. O aluno da Escola de Rádio é único. É reconhecido pela marca ER.

    Tecnologias e práticas pedagógicas inovadoras serão incorporadas no desenvolvimento do curso, por propiciarem aos alunos a vivência de situações contextualizadas e gerarem desafios que levam a um maior envolvimento, instigando-os a decidir, opinar, debater e construir com autonomia, o seu desenvolvimento profissional. Além disso, atendem às necessidades dos processos de produção da área de comunicação social, às constantes transformações que lhe são impostas e às mudanças socioculturais relativas ao mundo do trabalho, criando, ainda, a oportunidade de trabalho em equipe na produção de textos e de programas específicos para nossas emissoras web, do exercício da ética, da responsabilidade social e da atitude empreendedora.

    Nós da Escola de Rádio levamos o ensino à sério. Para auxiliar nosso processo de aprendizagem contamos com a participação de Fonoaudiólogas que são fundamentais nas correções e encaminhamento para soluções Individuais.


    Acompanhamento Fonoaudiológico

    Objetivo: desenvolver o potencial vocal dos alunos. Estruturado em 14 encontros (Curso Técnico de Nível Médio) o planejamento das aulas inclui:
    – Avaliação fonoaudiológica completa, com apoio de softwares de análise acústica. As avaliações são realizadas no início e ao término do programa, com comentários sobre o desempenho e evolução ao longo das aulas. Também estão previstas duas avaliações de acompanhamento no decorrer do curso.
    – Orientações sobre o uso da voz profissional e como preservar a saúde vocal.
    – Treinamento com exercícios de voz e articulação que tem como objetivos promover uma melhora global na voz e comunicação dos alunos, além de auxilia-los no desenvolvimento de recursos vocais artísticos específicos para o trabalho no rádio. A metodologia proposta foi estruturada a partir dos resultados das principais publicações nacionais e internacionais. Fonoaudióloga responsável pelo desenvolvimento do Programa: Ana Carolina Cravo CRFa 13.471-RJ.


    Critérios de Avaliação dos Alunos

    A auto-avaliação será estimulada e será desenvolvida por meio de procedimentos que permitam o acompanhamento pelo aluno do seu progresso, assim como, a identificação de pontos a serem aprimorados, considerando ser esta prática imprescindível à aprendizagem com autonomia. A avaliação da aprendizagem será contínua, aula a aula e também nas audições dos programas que vão ao ar na Rádio web, assim estamos priorizando aspectos qualitativos relacionados com o processo de aprendizagem e o desenvolvimento do aluno observado durante a realização das atividades propostas, individualmente e/ou em grupo.

    Em caso de dúvidas ou mais informações, entre em contato aqui.

    FacebookEmail

   ©2014 • Escola de Rádio ® - Marca Registrada | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por WEBRG Consultoria em TI.