O Instagram adicionou efeitos de voz e dublagens semelhantes aos do seu concorrente TikTok. Os dois recursos já estavam na rede social de vídeos curtos há algum tempo, e se tornaram tão onipresentes que o ator de voz Bev Standing chegou a processar a empresa em maio de 2021, dizendo que ela não tinha permissão para usar seu trabalho. Em setembro, ambos chegaram a um acordo de licenciamento.

Por mais que já seja popular entre os criadores no TikTok, o mais importante da chegada da conversão de texto em voz ao Instagram é que esse é um recurso de acessibilidade amplamente usado, pois permite que pessoas cegas e deficientes visuais ouçam versões faladas de um texto escrito.

Para usar, abra o aplicativo Instagram e vá para a câmera do Reels, grave ou carregue um vídeo e, depois, adicione o texto usando sua ferramenta comum de digitação. Então, toque no balão de texto para acessar o menu de três pontos, selecione “conversão de texto em voz” e escolha a opção de voz desejada.

Agora, se quiser adicionar efeitos de voz, que permitem modificar o áudio incluindo uma narração, os passos são: depois de gravar o seu Reels, toque na nota musical para abrir o mixer de áudio, toque em “efeitos” e escolha o que preferir. As opções incluem “gás hélio”, “gigante” e “robô”.

Fonte : B9