Há quem pense em trabalhar em rádio ou TV, mas sinceramente isso põe um limite à sua carreira e ambição profissional. Tem muito segmento a ser explorado e talvez você não tenha pensado nisso. Lembra de quanto falamos nas aulas sobre se soltar e interpretar? Criar um personagem! Ouça comerciais de rádio e tv, perceba a interpretação da atriz na novela. Ela tirou a interpretação do texto impresso e pôs na tela, na cena!

O profissional que trabalha com a voz não é só um locutor de rádio. Já reparou naquele documentário que você gostou e não percebeu a voz? Aquela Inteligência Artificial (IA) que você utilizou? Aquele áudio book que chamou sua atenção até o último capítulo?

Agora imagine a demanda das produtoras em achar vozes que combinam com produtos e serviços? Aí está sua oportunidade. Há sempre um produto que combine com sua voz e narrativa. É preciso treino e dedicação. Ouça e perceba a maneira como estão sendo interpretados os mais diferentes textos.

Já reparou que muitos comerciais são feitos apenas para a Web?

Tenho gravado uma versão para o Youtube dos spots que gravo para a TV e isso tem sido cada vez mais constante. Algumas vezes a intenção da locução pode ser mais suave ou não. Vai depender do produto e claro, de sua interpretação ao microfone. Acho até que a internet deixou a locução comercial mais relaxada, mais solta.
Quase esqueci das vinhetas de canais na web que precisam ser enfáticas. Dinâmicas.

Quer saber tudo sobre Locução Publicitária?
Em breve no canal do Youtube da Escola de Rádio muitos vídeos falando sobre locução publicitária. Quero muito ver você por lá. Toda terça e quinta às 19 horas terá vídeo novo. To empolgado com essa produção, porque quando falamos sobre o que a gente gosta tudo fica fácil.
Mande suas perguntas! 

Esse ano de 2022 completo 40 anos de microfone e 28 anos dando aula. Acho que posso dar conselhos e dicas, né?

Se inscreva no canal da ER e indique aquele apaixonado por locução também!

Abçs, Ruy Jobim

Oi! 👋
Prazer te conhecer.

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os meses.

Não enviamos spam! Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.