Este domingo, 13 de fevereiro, é o Dia Mundial do Rádio e neste ano, o tema é: “Rádio e Confiança”. Segundo a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, o veículo com mais de um século de história continua sendo “um dos meios de comunicação de maior confiança e de maior uso”.

O rádio é um meio poderoso para celebrar a humanidade em toda a sua diversidade e constitui uma plataforma para o discurso democrático. A nível global, o rádio continua a ser o meio mais consumido. Essa capacidade única de alcançar o público mais amplo significa que o rádio pode moldar a experiência de diversidade de uma sociedade, ser uma arena para todas as vozes se manifestarem, serem representadas e ouvidas. As estações de rádio devem atender a diversas comunidades, oferecendo uma ampla variedade de programas, pontos de vista e conteúdo, e refletir a diversidade de públicos em suas organizações e operações.

O rádio continua a ser um dos meios de comunicação mais confiáveis ​​e utilizados no mundo, de acordo com diversos relatórios internacionais. O tema da edição de 2022 do Dia Mundial da Rádio é assim dedicado à “Rádio e Confiança”.

História do Dia Mundial do Rádio

A rádio das Nações Unidas foi criada em 13 de fevereiro de 1946. A data foi, portanto, uma escolha natural para celebrar esse meio de comunicação de massa. O Dia Mundial do Rádio foi proclamado na Conferência Geral da UNESCO em 2011, seguindo uma proposta inicial da Espanha. Foi aprovada por unanimidade no ano seguinte pela Assembleia Geral das Nações Unidas, que o declarou um Dia Internacional da ONU.

Por que criar um dia para o rádio? Porque o rádio é um meio de baixo custo e popular, que pode alcançar as áreas mais remotas e as pessoas mais marginalizadas. Ele sempre continua transmitindo quando outras mídias param de funcionar em casos de comunicações de emergência ou após um desastre natural. Por fim, é um meio que tem sido completamente capaz de adaptar-se ao desenvolvimento de novas tecnologias, como a banda larga, a transmissão de áudio digital (digital audio broadcasting – DAB) e os dispositivos móveis.

O objetivo do Dia Mundial do Rádio é conscientizar o público da importância do rádio e incentivar os tomadores de decisão a utilizá-lo para fornecer acesso à informação e melhorar a cooperação internacional entre as emissoras.

Esta edição do WRD está dividida em três subtemas principais:

Confiança no radiojornalismo

Produzir conteúdo independente e de alta qualidade
Respeitar os padrões básicos do jornalismo ético tornou-se um desafio na atual era digital de ritmo acelerado. No entanto, para manter ou aumentar a confiança dos ouvintes, o jornalismo deve continuar a ser baseado em informações verificáveis ​​que são compartilhadas pelo interesse público, responsabilizam os poderosos e ajudam a sociedade a construir um futuro melhor para todos.

Confiança e acessibilidade

Cuide do seu público
Alcançar um público selecionado implica atender às necessidades informacionais de todos os ouvintes e ser um catalisador para a integração e participação social – inclusive as pessoas com deficiência. As plataformas de rádio digital oferecem bases para inovação na acessibilidade de conteúdos para este último, como o uso de línguas de sinais ou legendas automatizadas para deficientes auditivos em streaming, ou anúncios de conteúdo para ouvintes cegos.

Confiança e viabilidade das estações de rádio

Garanta a competitividade
Como o rádio pode sobreviver quando a crise financeira atinge o mercado de mídia? Como transformar o engajamento do público fiel em sustentabilidade financeira? 
Este subtema liga a sobrevivência econômica das estações de rádio à sua capacidade de atrair e reter uma base grande o suficiente de ouvintes leais para serem sustentáveis ​​ou para incorporar a interação dos ouvintes em seus modelos de negócios.

Fonte: UNESCO