De acordo com um levantamento feito pela Kantar IBOPE Media, o YouTube é líder em audiência digital no Brasil. Com a recente guerra dos streamings e a necessidade de cativar a atenção do público, a plataforma de vídeos apareceu superando outras empresas como Netflix e Globoplay.

Segmentando uma pesquisa feita pela Inside Video este ano, 21% dos brasileiros consomem conteúdo audiovisual online, enquanto 79% ficam na televisão aberta ou por assinatura. Desses 21%, um número de 15% acaba preferindo plataformas gratuitas monetizadas por publicidade ao invés das que são baseadas em assinaturas.

Assim, o YouTube atinge o topo da lista de consumo digital no Brasil, seguido por Netflix, Globoplay, Prime Video, Twitch e Disney+. Apesar da HBO Max e Star+ não estarem na lista, ambas possuem grandes vantagens ao terem o direito de transmissão de competições esportivas com alto volume de audiência.

De acordo com a apuração do Notícias da TV sobre uma pesquisa da Nielsen, a Netflix ainda mantém o primeiro lugar nos EUA. No recorte socioeconômico, os maiores consumidores de vídeos online pertencem à classe C(48%), seguidos pela classe AB(40%) e DE(12%).

Com a chegada de novos concorrentes para o streaming e plataformas de vídeos, as marcas estão disputando espaço em publicidades e experimentando novos modelos de atrair o público. Nos anos entre 2019 e 2021, ações de branded content em realities, por exemplo, aumentaram 20%.

 

Fonte: AdNews