Cinquenta obras pouco vistas ou nunca antes expostas de um dos mais importantes artistas brasileiros de todos os tempos poderão ser vistas no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro.  A  exposição “Portinari Raros” será aberta ao público nesta quarta-feira (29), passando por temas como fauna, flora, crianças e o teatro.

Com a curadoria de Marcello Dantas, a mostra apresenta a enorme diversidade da obra do pintor Cândido Portinari, que explorou diversas linguagens, revelando uma particularidade pouco conhecida do grande público.

Entre os destaques da exposição, estão as pinturas a óleo em tela “Meninos com Balões” e “Jangada e Carcaça”, assim como o quadro “Flora e Fauna Brasileiras”, pintado sobre madeira, e “Menino Soltando Pipa”, que é a única cerâmica feita por Portinari ao longo da sua vida.

Mais do que obras raras, a ideia da mostrar é trazer à cena um Portinari que o público não conhece, Para isso, toda a ambientação da exposição foi cuidadosamente pensada para que as pessoas sejam imersas no universo do artista e entendam de forma ampla quem foi este grande nome das artes.

Além disso, o CCBB vai exibir uma instalação digital, oferecendo ao visitante uma viagem por todas as mais de 4000 obras catalogadas de Portinari, apresentadas em sequência cronológica, em uma projeção de mais de oito horas de duração.

A mostra fica em cartaz até o dia 12 de setembro e os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Centro Cultural Banco do Brasil ou pelo AQUI

O CCBB  fica localizado na Rua Primeiro de Março, 66, região central da capital fluminense, e funciona às segundas, quartas e sábados, das 9h às 21h; e aos domingos, das 9h às 20h.

Fonte: Agência Nacional