Os podcasts caíram no gosto dos brasileiros. É o que mostra o relatório Data Reportal 2023 – o Brasil é o país que mais consome conteúdo por podcasts no mundo, com 42.9% de usuários de internet, com idade entre 16 e 64 anos, que escutam podcast toda semana. Estima-se que as pessoas do mundo todo passem em média 1 hora por dia ouvindo podcasts. Segundo estimativas da eMarketer, a expectativa é que até 2024, ¼ da população mundial já tenha aderido aos podcasts.
Pegando carona na tendência de consumo de conteúdo em vídeos, surgem também os videocasts, que são as transmissões ao vivo dos podcasts sendo criados. Eles têm uma característica em comum: geralmente mais de dois participantes, usando fones de ouvido, microfones em cima de uma grande mesa e um cenário milimetricamente produzido. E a tendência foi além, pois surgiram os cortes desses vídeos longos. Basta abrir o YouTube, o TikTok ou o Instagram que, com certeza, você verá muito conteúdo no formato de cortes de podcasts. E atualmente é um dos formatos que dá mais resultado, pensando em marketing de conteúdo em redes sociais digitais.
Uma pesquisa da Hubspot (Social Media Trends 2023) mostra que os vídeos curtos são um sucesso, visto que é o formato que os profissionais de social media mais planejam investir. Enquanto os vídeos curtos são mencionados por 33% dos profissionais, os podcasts também entram na pesquisa, com 7% de participação. Isso deixa claro que as pessoas gostam de conteúdos longos, mas transformá-lo em vários recortes menores, mais rápidos de serem consumidos, é uma boa forma de criar (e reciclar) conteúdo.
Fonte: Paraná Shop
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